Centro Oncológico

O que é Oncologia

A oncologia é a área da saúde que se dedica ao tratamento do câncer. Ela engloba diversas especialidades médicas, como oncologia clínica, hematologia, cirurgia oncológica e radioterapia, entre outras.

O câncer, também conhecido como neoplasia, denomina um grupo de mais de 100 doenças diferentes. Surge a partir de células anormais que se dividem dando origem a novas células igualmente anormais, de maneira descontrolada e desorganizada.

O câncer pode invadir os tecidos, os órgãos e se espalhar pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático. Esse processo se chama metástase.

Os principais fatores responsáveis pelo aparecimento do câncer são consumo de cigarro, consumo de álcool, predisposição genética, uso de reposições hormonais, exposição à radiação ou a produtos químicos, dieta inadequada e infecções virais.

Os tipos mais comuns de câncer são o câncer de mama, entre as mulheres, e o câncer de próstata, entre os homens, seguidos pelo câncer de pulmão e câncer do sistema digestório.

Como o câncer engloba várias doenças, existem tipos diferentes de tratamento para cada uma, indicados caso a caso pelo médico, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia, bloqueios hormonais, terapias-alvo e imunobiológicas.

O compromisso do Hospital Paulistano é oferecer aos pacientes com câncer assistência humanizada e de alta qualidade. Nesse sentido, o Centro Oncológico do Hospital Paulistano desenvolveu um centro focado no tratamento de doenças oncológicas com equipe altamente qualificada e especializada, infraestrutura completa para atendimento ambulatorial, preparação e aplicação de quimioterapia, além de contar com a estrutura do próprio hospital para internações e realização de exames laboratoriais e radiológicos.

Oncologia no Hospital Paulistano

O Centro Oncológico do Hospital Paulistano conta com médicos de diversas especialidades: oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia vascular e cuidados paliativos. Ao todo, são 17 médicos oncologistas clínicos e onco-hematologistas.

Ele também dispõe de equipe multidisciplinar treinada e especializada no atendimento a pacientes oncológicos.

No Centro Oncológico também são realizadas consultas psicológicas, odontológicas (para prevenção e tratamento de efeitos colaterais orais da quimioterapia) e de fisioterapia (para reabilitação de pacientes submetidas a cirurgia da mama).

graficos-oncologia

Alguns números do Centro Oncológico

Semanalmente é realizada uma reunião multidisciplinar com a participação das equipes clínicas e cirúrgicas para discussão de casos e apresentações didáticas em oncologia.

O Centro Oncológico possui farmácia própria, onde são manipulados os quimioterápicos, e realiza infusão de quimioterápicos, atendendo aos pacientes em tratamento no próprio Centro Oncológico e também a pacientes em acompanhamento em outras clínicas conveniadas à Amil.

No Hospital Paulistano são realizados transplantes de medula óssea autólogos (usando células do próprio paciente). Em breve serão realizados também transplantes alogênicos (usando células recebidas de doador ou de cordão umbilical).

O Centro Oncológico beneficia-se da estrutura de Radiologia e Radiointervenção do Hospital Paulistano, onde estão disponíveis diversos exames de imagem (mamografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, ressonância e PET-CT) e procedimentos minimamente invasivos, como biópsias guiadas por imagem e colangiografia.

Estrutura Física

O Centro Oncológico está situado no 1º andar do Hospital Paulistano. Possui recepção própria, consultório de pré-consulta com a enfermagem, 5 consultórios para atendimento, salão de quimioterapia com 8 poltronas e 5 quartos privativos para infusão de quimioterápicos.

Possui farmácia própria onde são manipulados os quimioterápicos especificamente para cada paciente, seguindo rigorosamente as exigências técnicas para segurança e qualidade do processo.

Dois andares do setor de Internação do Hospital Paulistano são dedicados a pacientes da oncologia clínica e hematologia. São dotados de quartos confortáveis e privativos, e há três quartos especificamente preparados para pacientes durante o transplante de medula óssea.

A estrutura do setor de Radiologia e de Hemodinâmica está à disposição dos pacientes acompanhados no Centro Oncológico. Além da oferta diversificada de exames radiológicos, também são realizados procedimentos como biópsias guiadas por imagem.

Atividades Científicas

Semanalmente é realizada uma reunião multidisciplinar com a participação das equipes clínicas e cirúrgicas para discussão conjunta dos casos mais complexos e apresentação de novidades em oncologia.

Os médicos e demais profissionais de saúde são incentivados a participar de congressos e outros eventos científicos, mantendo-se atualizados em relação às melhores e mais atuais práticas em oncologia.

    VEJA TAMBÉM