Informações



A Oncologia é a especialidade da medicina envolvida no tratamento das doenças oncológicas e engloba algumas especialidades médicas, como radioterapia, quimioterapia e cirurgiões de diversas especialidades.

O câncer, também conhecido como neoplasia, é o nome de um grupo de mais de 100 diferentes doenças. São células anormais que se dividem e formam mais células de maneira desorganizada e descontrolada.

O câncer pode invadir os tecidos, os órgãos e se espalhar pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático. Este processo se chama metástase.
Os principais fatores responsáveis pelo aparecimento do câncer são: radiação, produtos químicos, vírus, consumo de cigarro, consumo de álcool, sistema imunológico comprometido, predisposição genética e hormônios.

Os tipos mais comuns de câncer são:
Para as mulheres o câncer de mama e para os homens o câncer de próstata, seguidos de câncer de pulmão e câncer do tubo digestivo. Como o câncer engloba várias doenças, existem vários tipos de tratamentos, entre eles estão: Cirurgia, Quimioterapia, Radioterapia, Hormônios e tratamentos biológicos.

Para alguns tipos de câncer específicos existe a prevenção, por exemplo: não fumar previne o câncer de pulmão, como proteção ao sol previne o câncer de pele.

Além de prevenções existe o diagnostico precoce, que não é uma prevenção, mas é uma precaução, entre elas estão: o exame de mamografia para as mulheres, pois quando o câncer é encontrado no início, o tratamento pode ser mais simples.
Muitos pacientes descobrem com sintomas, como por exemplo, tosse com sangue pode ser um inicio de câncer de pulmão, fezes com sangue pode ser câncer de intestino, emagrecimento, dores abdominais, dores torácicas, etc. Mas a melhor maneira de prevenir é fazer consultas com clínicos gerais pelo menos uma vez ao ano. Além do controle médico específico, como ginecologista para as mulheres.

Para o Hospital Paulistano, enfrentar as adversidades do dia a dia é questão de respeito e qualidade de vida aos pacientes. Nesta diretriz o hospital desenvolveu um completo Centro Oncológico para o tratamento de doenças com infraestrutura diferenciada, com ambulatórios, apartamentos exclusivos e privativos, humanizado, serviço de copa, hotelaria e equipe multiprofissional altamente qualificada e especializada em oncologia.

O completo Centro Oncológico do Hospital Paulistano conta com ambulatórios, sete apartamentos exclusivos e infraestrutura diferenciada dos hospitais de referência de São Paulo. Possui uma equipe médica altamente qualificada e especializada em oncologia, com médicos de grande prestígio no cenário nacional e internacional, com destaque para os profissionais Dr. Sérgio Simon, Dr. Jaques Tabacof, Dr. Rene Gans, Dr. Marcelo Aiesn e Dr. Roberto Abramoff.

A combinação dos equipamentos de ultima geração e um atendimento humanizado oferecem o que há de melhor e mais moderno para os pacientes. Para compor o centro de oncologia, a Unidade de Diagnóstico do Hospital Paulistano realizou a aquisição de equipamento de pet scan, um tomógrafo de alto nível.

Prevenção do câncer

Não fume.
Os tabagistas são 10 vezes mais susceptíveis de ter câncer de pulmão, sendo que o consumo de tabaco é a causa de morte que mais pode ser prevenida atualmente;
Tenha hábitos alimentares saudáveis. Escolha alimentos com fibras, grãos e com pouca gordura; consuma frutas diariamente; seja fisicamente ativo e mantenha um peso adequado;
Evite a exposição excessiva ao sol e não saia de casa sem protetor solar;
Evite o consumo de álcool. Beber quantidades importantes de álcool pode provocar câncer de boca, esôfago e fígado;
Evite a exposição ocupacional.

Siga as normas para evitar exposição à radiação, agentes químicos e pesticidas.

Direitos do paciente

O câncer é uma doença que assusta e, quando diagnosticado, exige muita coragem e determinação do paciente. Porém, quase ninguém se lembra de consultar seus direitos. Sim, o paciente com câncer tem direitos previstos em lei como o saque do FGTS e cotas de PIS/PASEP, transporte urbano/interestadual coletivo gratuito, andamento processual prioritário, plano de saúde, SUS, auxilio doença, aposentadoria por invalidez, isenção de imposto de renda, benefício da prestação continuada, cirurgia de reconstrução, medicamentos gratuitos, entre outros benefícios.

Dicas e orientações para a família

Não é nada fácil para o familiar lidar com o fato de ter um parente com câncer. Por isso, é fundamental que a família se informe mais sobre a doença e os tipos de tratamentos existentes, principalmente os que focam na qualidade de vida do paciente com câncer. É muito comum o familiar descuidar da própria saúde enquanto se preocupam com a saúde do parente doente. Lembre-se: cuidar de si também é muito importante.

    VEJA TAMBÉM